segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ARLINDO FAGUNDES, VICE PREFEITO MUNCICIPAL DE CUBATÃO, FALA COM ESCLUSIVIDADE AO ANACOLUTO CUBATÃO, E NOS DA A SUA VISÃO DO QUE ACONTECE

Diante de fatos, que vem de acontecer, em quase dois anos de mandato, desta administração, fatos que transformaram o Mandato de Márcia Rosa, num período tumultuado e cheio de falhas e acertos, na cidade, fatos que levaram inclusive o romper definitivo de Marcia Rosa e seu Vice, Arlindo Fagundes, ambos eleitos para um governo de 4 anos, que a lei não permite serem cumpridos em separo, coisa que beneficiaria a ambos, nosso jornal resolveu remeter ao gabinete do Vice Prefeito, Sr. Arlindo Fagundes, 10 perguntas, pertinentes a administração Marcia Rosa, nos últimos meses.

Fatos todos públicos, e de notória repercussão na cidade, nada que todos já não tenham conhecimento. O que não se tinha conhecimento ate esta data, era a opinião de Arlindo Fagundes, sobre isso, pois não haveria ética, se ele falasse sobre os assuntos antes dos últimos acontecimentos.

Mas quando o Gabinete da Prefeita, tira do Vice seu automóvel ( que o povo paga, não a Prefeita) e seu motorista, deixando o Vice sem condução oficial, demonstrando claramente uma ruptura entre os dois gabinetes, este jornal entendeu que estava na hora de falar sobre os assuntos da cidade, com Arlindo Fagundes, e por isso, remeteu a ele as perguntas, que ele gentilmente nos respondeu, com a cortesia que sempre dispensa a todos.

Este editor, em nome do Jornal e do povo Cubatense, que agora pode saber o pensar de seu Vice, agradece a Arlindo Fagundes, a gentileza dispensada, e coloca aqui, sem revisão, sem edição, sem nada, as respostas que Arlindo remeteu para nossa redação, esperando que o falar de nosso Vice, seja de utilidade para a cidade, e para seu povo.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

O que você, Arlindo, achou do fato de acontecer a Castração de animais usando para tal, logradouros públicos, em finais de semana, e finalizando, no escândalo maior,que foi o uso de Pamos, este com faixa de apoio do Vereador Paulo Tito, dando endereço inclusive do local, para possível retorno?

Arlindo Fagundes, Responde:

Sou favorável a castração de animais no Município. Porque, é uma forma de controle, mas desde que seja feito com critério e em local apropriado, nunca dentro de um PAMOS ou UBS, sendo organizado ou acompanhado pela Associação de Proteção aos Animais.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

Vem os Jogos Regionais, do interior, e Cubatão, manda para a cidade cede, seus atletas, e estes são hospedados em um hotel, que tinha características de motel, com vídeo pornô e tudo mais, inclusive camisinhas, colocadas em abundancia nas gavetas dos quartos. Há o escândalo, pais de atletas vão a imprensa, vão a programa de TV, e a prefeitura abre então comissão especial para apurar as denuncias, e ate agora não apresentou na câmara o resultado de tal comissão, e nem satisfação da sobre o caso. O que você pode nos esclarecer, destes fatos e o que realmente, como pai, como homem publico, e vice prefeito eleito, pode nos declarar, sobre este caso, que na época foi um escândalo, e ainda esta sem as devidas explicações oficiais?

Arlindo Fagundes Responde:

Bem o alojamento de atletas de Cubatão em Motel durante a realização do jogos regionais, foi um escândalo de grande repercussão, tendo a minha total desaprovação. Quanto ao resultado, penso que os fatos por si, não tem o que investigar e punir os culpados. Com relação a decisão ou relatório final da comissão de sindicância, esta não vai chegar a lugar nenhum, porque como disse: "o fato por si só já diz tudo" e para o governo da prefeita, não tem interesse em concluir or trabalhos ou seja, deixa que o tempo passa e o povo esquece. É isso que eles (governo) pensam.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

Surge denuncia de mortes de animais no Parque Cotia Para, e a prefeitura, nega tais mortes . Uma professora portuguesa, manda uma carta A Tribuna de Santos, relatando visita que vez ao Cotia Para, e denuncia maus tratos a animais, e nada é feito pela Prefeitura, que somente determina que a Secretaria de Meio Ambiente, seja locada no Cotia Para, mas só depois de reforma feita lá. Ate então, nada foi feito, no sentido de mudar a secretaria, e o Cotia continua aberto, desrespeitando inclusive ordens do IBAMA, colocando no local, para visitação, animais, sem as devidas autorizações do órgão nacional de proteção. Como homem publico, como você naliza uma ação desta natureza? Como classifica o agir da Prefeitura, neste caso em particular?

Arlindo Fagundes Responde:

A solução do problema não é retornar a Secretaria do Meio Ambiente para o Cotia Pará. Carlos, quando você assume um cargo público, há necessidade do preparo pessoal e também, conhecer um pouco da Cidade. Essas pessoas que são de fora, não conhecem a realizadade de nossa Cidade, portanto, não conhecem o local citado. E, assim sendo, ocorrem fatos lamentáveis como esses da morte de animais. É necessário fazer um levantamento geral das condições dos habitat dos animais, com o corpo técnico (biólogos e veterinários) para saber o que está acontecendo, para a partir dai tomar decisões sérias para que novas morte não venham a ocorrer.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

Uma motorista da Garagem Municipal, aparece em publico, com uma denuncia feita, e registrada em cartório, de assedio sexual, cometido por chefe do setor de trabalho.A prefeitura nenhum procedimento toma, os envolvidos não abrem processos administrativos, e a coisa fica por isso mesmo, ate o momento. No seu entender, houve um proceder correto da Prefeitura, como entidade, diante do fato publico ocorrido, e registrado inclusive em boletim de ocorrência?

Arlindo Fagundes Responde:

Não. A Prefeitura ao receber uma denúncia dessa natureza, tem por obrigação de oficio, instaurar um processo administrativo para apuração do fatos e punir rigorosamente os culpados, caso exista. Mas, é assim que deve ser encaminhado o assunto.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

A Prefeitura, é obrigada a repor no cargo, o superintendente da Caixa, e não cumpre a ordem oficial, e o Superintendente , volta por ação do ministério publico, no meio de transações que se faz na caixa, para transferências para outros bancos, do montante de lucro aplicado pelo órgão publico, de acordo com denuncias que recebemos na época e não foram comprovadas. Você pode nos esclarecer sobre estes fatos, e dar sua opinião?

Arlindo Fagundes Responde:

A decisão judicial não se discute o mérito, pois ao meu ver tomada acertadamente ao reconduzir o Sylvio ao Cargo de Superintendente da Caixa de Previdência. Contudo, essa questão de movimentação financeira dos recursos aplicados, não passam de boatos, segundo informações seguras que tenho da própria Caixa.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

Comissão de vereadores, encontra dentro de dependências da Garagem Municipal, mais de 3.000 litros de soro hospitalar, ali colocado em estoque e constata que tal estocagem, estava em local insalubre, e inapropriado, e nada faz a Prefeitura, alem de prometer abertura de inquérito, que ate agora não se tem noticia que foi realmente aberto. O que você pode nos esclarecer com maior conhecimento, do que aconteceu de fato?

Arlindo Fagundes Responde:

É foram encontrados armazenados uma quantidade de soro hospitalar depositado em uma sala da Garagem. O local não era apropriado para guardar tal produto. Mas, havia autorização de pessoas da Secretaria de Saúde, com capacidade de avaliar se aquele local era próprio ou não. Dessa forma, as medidas tomadas pela Prefeitura para solução do problemas foram corretas ao meu ver.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

Este jornal, em conversa com alto funcionário da administração, fica sabendo que o Parque Municipal de Perequê, criado por lei municipal de 1990, para funcionar atrelado a Concessão de uso de área do estado, sobre atual administração do EMA, esta sem a concessão de uso, desde 2008, época que venceu a ultima concessão dada a Prefeitura, e não foi renovada. Descobre-se que a Prefeita Márcia Rosa, assumiu o governos, sem ter a Prefeitura posse da área, e mesmo assim, a Senhora Prefeita, da posse a cargos de provento, e chefias e diretorias, a servidores, num parque que na realidade legal, não existia, desde 2008, pois o Parque Municipal, só existe atrelado a Concessão de área do Estado, coisa que não foi renovada pelo governo municipal anterior, mas Márcia Rosa, por erro, ou má fé, manteve todo o aparato municipal de tal parque, que por razões legais, não existia de fato, e nem de direito, de acordo com a legislação vigente. Qual sua opinião, sobre o assunto, como autoridade municipal, que é?

Arlindo Fagundes Responde:

Olha Carlos, existe uma disputa boba entre a Prefeita de Cubatão que é do PT e o governo do Estado que é do PSDB e quem acaba perdendo é a população. Pois, governantes no tem cor, nem partido, tem uma cidade e sua população para defender e administrar. De modo que, esse situação contribuiu para que não fosse renovado o pedido de concessão junto ao EMAE (Órgão do Estado). Não acredito que a Prefeita sabia dessa situação do Perequê. Porque se sabia e manteve chefias e funcionários no local é errado.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

Corre, a céu aberto comentários atualíssimos sobre a terceirização dos serviços de informática da Prefeitura, incluindo nesta terceirização a manutenção dos equipamentos, que ao nosso ver colocam a informação cadastral completa da prefeitura, em mão de terceiros, sem responsabilidade alguma do sigilo do serviço publico. O que você tem a nos comentar sobre este fato, que segundo consta, vai gerar de gasto anual para a prefeitura, se implantado em seu total teor, de perto de 20.000.000 de reais ano. Será que há mesmo necessidade real, de terceirizar esta função dentro do poder publico municipal de Cubatão? Não seria perigoso demais, abrir para terceiros, para empresa particular, o acesso irrestrito aos computadores da Prefeitura? Não corre o município risco de uso indevido, no amanha, de seus dados sigilosos?

Arlindo Fagundes Responde:

Bem pelo que existe, o sistema de informatização da Prefeitura já é terceirizados. Agora esses boatos que estão por ai desconheço. Aliás, o que mais tem em Cubatão são boatos. Para mim o que é inaceitável, é locação de computadores, por 9 milhões ano, para os professores da Rede Municipal. Isso é crime, pois estão jogando o dinheiro do povo no ralo.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

Diante da situação atual, com o romper de seu gabinete dos laços da administração, agora tornado público este fato, como fica Arlindo Fagundes, o Vice Prefeito Municipal, no meio desta historia toda? Quais providências vai seu partido, tomar, contra este monopólio de partidos, que comandam o poder cubatense? Que providencias jurídicas, lhe cabe tomar, diante deste caso? O que vê como futuro, daqui para frente, já que teremos ainda mais de um ano, de mandato?

Arlindo Fagundes Responde:

Essa sua indagação não tenho como responder, até porque as decisões do PSB não dependem de mim. Penso que o Partido no momento oportuno tomará a decisão. Quanto ao Vice-Prefeito Arlindo Fagundes, que foi excluído pelo governo atual da Prefeita Marcia Rosa, desde o dia 05 de outubro de 2008, quando acabou as eleições municipais, ele só foi importante para eles (Marcia Rosa e PT) na vitória e após isso, foi totalmente descartado ou excluído das discussões de governo. Mas, não preciso deles para nada continuo meu trabalho em pról de Cubatão. Quanto ao futuro a Deus pertence.

O Anacoluto Cubatão Pergunta:

28 milhões de reais, para reformar o Parque Anilinas!!!! Um contrato polemico, uma concorrência colocada num circulo de dividas, que gerou inclusive divergências entre vereadora do PT (Nêga) e a direção do Partido, que a ameaçou de Comissão de ética, por ter pedido, em plenário da Câmara, acompanhamento dos procedimentos de licitação do projeto. Ao teu ver: esta reforma é necessária, ou tem algo cheirando a toicinho defumado, embaixo do mapa da Dinamarca?

Arlindo Fagundes Responde:

Penso que com 28 milhões se faz muita coisa, desde que saiba como fazer, entretanto, todo esse dinheiro para reforma do Anilinas, me desculpe, mas não tem como gastar todo esse dinheiro lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário