sábado, 16 de outubro de 2010

FUNDO DE SOLIDARIEDADE RECEBE DOAÇÃO DE DEZ MIL PÃES E REPASSA AS ENTIDADES ASSISTENCIAIS DO MUNCICIPIO

Quantidade foi arrecada em evento comemorativo ao Dia Mundial do Pão, organizado pelo SINASPANSantos, nesta sexta-feira

Dia 16 de outubro é celebrado como o Dia Mundial do Pão. Para Marcar a data, a diretoria do Sindicatos da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos e Região – SINASPANSantos, em parceria com a Associação dos Proprietários de Padarias de Santos e Região, organizou nesta sexta-feira (15), em sua sede, na Av. Afonso Pena, 736 (Canal 6), às 12 horas, um evento com o propósito de arrecadar e doar aos fundos de solidariedade grande quantidade deste alimento. Na oportunidade, foram angariados 70 mil pães, sendo estes repassados aos Fundos Sociais das Prefeituras de Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente, que antes tiveram a missão recolhê-los nas padarias doadoras, além da incumbência de realizarem a distribuição às entidades assistenciais credenciadas de seus respectivos municípios.

Roteiro cumprido - Sendo assim, o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão – FSSC – foi fazer a sua parte logo cedo. Um veículo da prefeitura saiu a campo, indo às padarias, recolhendo as doações em espécie nos estabelecimentos agendados. Primeiro, foi à Panificadora Nova Republica. Lá, Manoel Serafim (Seu Maneco - proprietário) doou mil pães, revelando a satisfação de pelo oitavo ano consecutivo participar do programa. “É sempre bom ajudar quem precisa. Pela causa, vale à pena”.

Do bairro Nova República, em Cubatão, para o bairro Saboó, em Santos. Seu José Frei, outro assíduo participante, dono da Padaria Pio XXII, já aguardava a equipe cubatense e também doou mil pães. No roteiro, faltava ainda a Panif. Seara, na Vila Mathias, que reservou quatro mil pães. Mais adiante, na Av. Ana Costa, a Peg Pão doou mais mil unidades, entregues pelo responsável, Antônio Carlos. Fim do roteiro, agora o destino foi o local da cerimônia, no Canal 6. Lá, os sete mil pães foram descarregados e entregues ao presidente do SINASPANSantos, Dialino dos Santos Rosário.

Objetivo alcançado - Após agradecer a 33 panificadoras, empresas e entidades pela parceria e a várias pessoas pelo engajamento do evento, resultando num grande êxito de arrecadar 70 mil pães, Dialino convidou as representantes dos Fundos Sociais do cinco municípios envolvidos, anunciando oficialmente o repasse a cada um deles, que ficou assim: Cubatão e Guarujá – 10 mil unidades; São Vicente – 18 mil; Santos – 20 mil, e Praia Grande – 7 mil unidades. Dialino explicou que a quantidade repassada foi baseada no número de entidades que vão receber as doações.

Em Cubatão, por exemplo, serão 23 entidades beneficiadas. Entre elas, Lar Fraterno, Apae, Casa da Esperança, Exército da Salvação, Casa de Emaus, Soc. São Vicente de Paula e Abrigo Cristão.

Simbolicamente, a diretoria do sindicato entregou um cesta de pães os cinco Fundos. Dona Darci Chumbo, presidente do FSSC, foi representada por sua assessora, Dulci Estevo. Pelos demais municípios compareceram Odete H. Martins da Silva (São Vicente – representando a presid. Marcia Garcia); Nancy Solange T. de Almeida (Praia Grande – Vice-presidente); Benedito Gomes Sandim (Guarujá – representando a presid. Elizabete G. da Fonseca), e Sílvia Papa (Santos – presidente).

Em sua fala, Silvia Papa, representando as demais, enalteceu a importância do evento em termos sociais, colocando como um exemplo a ser seguido pelos demais seguimentos. “Ninguém consegue nada sozinho. Obrigado em nome de todas as pessoas que vão receber estes pães. Esta data significa cooperação entre todas, com olhar voltado às carências sociais”, resumiu.

A data - O Dia Mundial do Pão foi comemorado pelaprimeira vez na Alemanha, em 2002. Considerado um alimento sagrado pelos Cristãos. Desde então, a ideia espalhou-se pelo Mundo. Desde o início, a data é comemorada na Baixada Santista, beneficiando inúmeras entidades na Região. Os organizadores esperam que cada vez mais, empresas/instituições em seus diversos seguimentos possam aderir a esta nobre causa.

COMETÁRIO:

Louvável a iniciativa da entidade doadora, mas fica uma pergunta: onde esta as padarias comunitárias, que a Carbocloro doou ao fundo de solidariedade, e foram distribuídas entre entidades do município,que tinham, elas, em conjunto, poder de fazer diariamente muito mais do que a doação, que veio agora?

Porque o não interesse do Fundo, em resgatar estes kits de padaria, e recolocá-los agora corretamente, as entidades que poderiam realmente fabricar os Paes, como Lar Fraterno, e outras entidades afins?

Onde realmente foram parar, os citados kits, que inclusive já foi objeto de matéria deste jornal, a tempos atrás?

Estranhamente, ninguém se preocupa em saber onde foram parar as doações. Nem o Fundo, e nem a Prefeitura.

Noticias nos dão conta, que kits estão enferrujando, encostados em barracão na cota 200, sem uso a mais de 4 anos, e ninguém se preocupou em resgatá-los. Se houve esta preocupação, não foi isso passado a imprensa.

Uma doação da Carbocloro, de grande valor e monta, valor em patrimônio e extremo valor social, que entrou no município e parece que sumiu, sem deixar vestígios, e ninguém nunca mais se preocupou com o fato.

Este jornal, quando foi pesquisar, recebeu relatórios da época, e pediu os atualizados. Ate agora, nada foi recebido. Parece que o assunto, não interessa a atual administração do Fundo, ou a quem direito tinha de investigar.

O Fato é que a doação, se perdeu no labirinto da burocracia, e ninguém dá conta dela. Noticias dão conta que kits, estão em funcionamento, mas não repassam para a imprensa nada, a respeito. Nem dados atualizados tem a coragem de remeter, embora já tenhamos solicitado.

Louvável, repetimos, a iniciativa da entidade das Panificadoras, e que seja seguida por outras entidades afins, pois nossas sempre estão a merecer e a necessitar de ajuda, para sua sobrevivência no amparo dos necessitados.

Cal;-

Nenhum comentário:

Postar um comentário