sábado, 23 de outubro de 2010

ENTREVISTA COM ROLANDO ROEBBELEN SOBRE O PARQUE PEREQUE

NOSSO EDITOR ENTREVISTA ROLANDO ROEBBELEN - ASSUNTO: PARQUE PEREQUÊ

Na tarde deste domingo, entramos em contacto com Rolando Roebbelen, para esclarecermos pontos da denuncia que havíamos publicado, envolvendo o Parque Perequê Rolando, com a gentileza de sempre, e como amigo de longa data deste Editor, criando no mesmo bairro cubatense, vivendo a mesma meninice e juventude, nos fala não como funcionário publico, e nem representante do poder municipal, pois não tem para isso procuração. Rolando fala a este jornal, como cidadão, como homem de visão ambiental, e como defensor das verdades de nossa terra.

Então, vamos a entrevista, que no seu teor, esclarece certos fatos, e nos da uma visão mais ampla, do que realmente vem acontecendo, no parque mais famoso da cidade.

CAL – Rolando, o que o governo muncicipal, pretende fazer em termos de Parque Perequê?

RR - Quando assumimos o Governo Municipal de Cubatão a convite da Prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva, sabíamos exatamente o que fazer para melhorar nossa cidade e sem sombra de duvidas o nosso Perequê.

Começamos o ano assumindo o Parque que havia ficado abandonado durante os oito anos do Desgoverno Clermont.

Estabelecemos uma barreira improvisada no final do retão criando um estacionamento para mais de 500 veículos e Daniel acabou assumindo comigo, (na qualidade de Secretário de Meio Ambiente) a responsabilidade por essa ação que tantos protesto.No entanto restabelecemos a ordem no perímetro do Balneário e nossos visitantes puderam circular e usufruir do rio com tranqüilidade, dando principalmente às crianças a necessária segurança e felicidade. Não terem que se preocupar com ônibus, caminhões, carros e motocicletas, passando em velocidade pelo local ou provocando engarrafamentos absurdos foi um alivio para todos, até para os ambulantes que passaram a vender muito mais.

CAL - O local é uma área do Estado, parte da reserva da serra. A Prefeitura de Cubatão montou o Parque, sob responsabilidade sua, conforme uma concessão de uso, do Estado.

RR - Na verdade a area é do EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e energia S.A. e o Parque Perequê foi criado através da lei nº 1.842 em 4 de maio de l.990 e eu fiz parte do grupo de trabalho que desenvolveu todo o projeto e a lei.

CAL - Qual foi minha surpresa, ao cobrar providencia do poder publico, para que a situação do griliero, que esta contaminando a área, fosse resolvida o mais depressa possível, pela Prefeitura, descobrir que a concessão, que a mais de décadas, era renovada pela Administração, não mais é da Prefeitura de Cubatão, pois a mesma, por descuido ou falha administrativa, ou mesmo ordens superiores, não renovou a concessão relacionada ao parque Perequê!

Sim, hoje o cubatense não tem um parque Perequê mais! Embora o nome ainda permaneça, aquela área, não é mais controle da Prefeitura,

RR - Em 1990 a ELETROPAULO - ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A, concescionou à Prefeitura Municipal de Cubatão por um prazo de 20 (vinte) anos uma área de 23.287 m², com direito a prorrogação. Com a transformação da ELETROPAULO em EMAE, esta em 13 de novembro de 2003, interrompeu o acordo anterior e renovou por cinco anos com o prefeito Clermont Silveira nova concessão que venceu em novembro de 2008 e Clermont renunciou ao direito de renovar a permissão de uso. (Segundo nos relataram pessoalmente funcionários do alto escalão da EMAE). Só descobrimos essa documentação e os fatos reais no inicio desse ano, quando imediatamente informamos a Prefeita Márcia Rosa, que incontinente emitiu documento ao EMAE, solicitando nova concessão por mais 20 anos e que está em fase final de apreciação, esperando o término do período eleitoral para conclusão. No entando é bom que fique claro a Prefeitura Municipal de Cubatão continua no controle do PAPE - PARQUE PEREQUÊ.



23/08/2010 00:38 - publicado por REDAÇÃO [ Alterar ] [ Excluir ]

CAL - não é mais parte da história do município, preservada como tal, pois a Prefeitura perdeu o prazo legal de renovação da concessão. A Prefeitura deixou de renovar a autorização de uso, pela população, com seu manter e cuidar, de um de seus mais antigos parques Municipais! Não, não é piada de mal gosto, é a realidade! Quanto ao griliero, que lá esta estabelecido, entrou ele com advogado, e esta em disputa na justiça, contra o Estado, pela posse da área.

E como a Prefeitura, não tem mais a concessão estadual que lhe dava o controle da área, não pode despejar o invasor, como faria normalmente, em outra situação.

Cubatão, hoje, não tem mais como seu patrimônio turístico e de lazer, o Parque Perequê.

Continua lá o parque, mas não sob controle da Prefeitura, como sempre foi, no correr de décadas! Absurdo os detalhes da historia? Parece mentira?

É... Tem cara de mentira, mas é a mais absoluta verdade!!!

RR - Carlinhos, o Perequê, faz e sempre vai fazer parte da nossa história e da história do município. Isso ninguém nos rouba, a concessão vai ser refeita, pois está vivo o interesse tanto no nosso Governo, quanto do EMAE nesse sentido. Quanto ao cidadão que lá está estabelecido, o EMAE já entrou com as medidas legais para a reintegração da posse do seu imóvel, e duvido muito que algum advogado, por melhor que seja, consiga impedir isso.

CAL - O que acontece agora? Não temos noção do que pode acontecer, pois não se sabe exatamente qual a real situação jurídica do caso, já que pelo que nos parece, estes fatos,

foram mantidos em sigilo, até agora, pelo poder executivo. Enquanto o poder publico, monta festival, o povo perde o controle de um

Parque dos mais antigos da cidade e nossa Câmara Municipal? Será que há um real interesse da Câmara em saber desta historia, e agir, para reverter o caso?

Bom, se ainda não sabem os nobres Vereadores, da real situação, por certo agora tomam eles conhecimento, pois esta aqui, em letras de forma, contada em seus detalhes, tal e qual a fonte a mim relatou.

Carlos Alberto Lopes

RR - E para finalizar posso te garantir que embora sem a concessão, continuamos com o controle do PAPE, que está sendo preparado para o próximo verão e estará aberto a visitação, melhor do que nunca, posso te garantir isso. E você sabe que pode confiar em mim.

Nosso governo está empenhado nesse propósito e eu confio no meu Secretário Roberto Baldine e na nossa Prefeita Márcia Rosa.

Atração do amigo de sempre.

Rolando Roebbelen

Esta entrevista, dada com exclusividade por rolando, a este jornal, esclarece fatos, e nos conta a verdade de outros detalhes. Embora não seja Rolando, porta voz do Poder publico, é homem de visão ecológica conhecida e respeitada, e seu posicionamento, para este jornal, é o bastante para esclarecer pontos de vistas.

O Objetivo deste jornal bem como deste editor, foi sempre colaborar com a cidade, e procurar, dentro do possível, ter uma posição que pudesse ter utilidade ao município.

De publico, quero agradecer a Rolando Roebbelen o pronto atender de minha solicitaçção de explicações e penso que seu propnunciar a respeito, traz certa luz, ao túnel escuro, que nos parecia ser o caso do Parque Perequê.

Portanto, fica aqui ao Rolando Roebbelen, meus agradecimentos.

Carlos Alberto Lopes

Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário